Informações / Sobre

Olá. Meu nome é Paulo. Trabalho como professor de Inglês em sala de aula há 4 anos.
Você provavelmente chegou aqui ou pelas redes sociais ou por algum cartaz oferecendo orientação em inglês que eu colei por aí, ou então alguém (gloriosamente) me indicou pra você.
Agora deixe que eu me apresente um pouco ao passo que também, desenvergonhadamente, me exalto como num currículo:
  • Falo inglês desde algo entre meus 10 e 12 anos de idade. Aprendi na internet e com jogos, tendo começado aos oito.
  • Exceto quando estou socializando, eu uso inglês quase que exclusivamente, há anos. Algumas coisas, para mim, são mais simples de pensar em inglês do que em português. Na internet, passo a maior parte do meu tempo consumindo conteúdo em inglês, principalmente no YouTube e no Reddit.
  • Em 2017 adquiri a certificação de nível C2 (o mais alto de acordo com uma certa escala europeia) de fluência em inglês. O certificado foi o CAE de Cambridge, em que eu me destaquei na escrita e no uso da língua.
  • Atualmente trabalho em um curso de inglês na minha cidade natal, Duque de Caxias.



Comecei a ensinar tanto por amor quanto por necessidade.

Por que amor?

Porque tenho muitos interesses e gosto de aprender sobre todo tipo de coisa. O Inglês é a ferramente que me permite aprender sobre o que me interesso com maior facilidade do que em Português, simplesmente porque tem muita gente falando sobre todo tipo de coisa na Internet. Basicamente, o Inglês facilitou o contato entre mim e as coisas que eu gosto.

Gosto bastante de informática, por exemplo. Um curso de informática no Alura, para ilustrar, não custa menos de R$900. É fácil encontrar cursos tão ou mais profundos em Inglês na internet, totalmente de graça. Há muitos no site edX.

Um outro exemplo: no início da minha adolescência queria aprender a fazer modelagem 3D. Na minha cidade havia um curso que ensinava isso, que faliu por ser ruim, mas que cobrava cerca de R$250 por mês para ensinar. Na Internet conheci o CG Cookie, onde, em inglês, aprendi sobre o mesmo tema, mas com muito mais profundidade e qualidade... por cerca de R$70 por mês. Hoje, em 2020, tá mais caro porque o dólar subiu, mas ainda assim tá mais barato do que R$250.

Por que necessidade?

Não foi planejado. No início da minha faculdade (Psicologia) comecei a precisar de dinheiro de uma forma que não precisava antes, então fui atrás de ensinar de Inglês, porque era algo que eu dominava e... acabei gostando. Posteriormente fui trabalhar num lugar melhor do que onde comecei e lá recebi um treinamento didático que corrigiu a maioria dos defeitos da minha didática de quando comecei.

Reconhecer o quanto aprender Inglês me fez bem me faz gostar de ensinar Inglês.



Se você está interessado em me contratar como professor, deixe-me explicar como seriam nossas aulas:

O conteúdo das aulas seria adequado ao seu objetivo. Podemos ter aulas generalistas, voltadas para aprender o inglês "do zero" e usá-lo no dia-a-dia, ou podemos ter aulas mais específicas, caso você queira aprender sobre apenas certas coisas, como ler artigos, ou caso queira viajar, ou caso queira fazer uma prova para concursos, por exemplo.

Se você quer aprender do zero, vamos começar do básico do básico, e assim que pudermos vamos começar a falar sobre coisas que são do seu interesse, para lentamente irmos expandindo os horizontes. Se tiver um objetivo específico, com ler artigos, podemos estudar o vocabulário relacionado com a sua área específica e ter nossas aulas voltadas para girar em torno da sua profissão.
A aquisição da gramática se dará espontaneamente. Ao meu ver, é mais importante entender o que significam as palavras para então organizá-las. Escolhi esse método pois é o que mais se assemelha à forma como eu aprendi, e vejo que dentre os meus alunos os que melhor se desempenham geralmente são os que inconscientemente agem de acordo com ele.
Procuraremos começar a conversar o mais rápido possível, sempre expandindo o vocabulário, e não deixar a "conversação" para mais tarde. Assim podemos deixar para trás, o quanto antes, a timidez e a vergonha, e irmos progressivamente adquirindo o conforto necessário para nos expressarmos com fluência.
Meu objetivo sinceramente é que, sendo meu aluno, você deixe de precisar de mim o quanto antes. Se o aluno fica eternamente dependente do professor então o professor não é lá assim tão bom.
Nossas aulas seriam, a princípio, por Skype, ou presencial se morarmos próximos um do outro.
Em caso de dúvidas ou interesse você pode me contatar através:
  • Do meu celular/WhatsApp: (21) 9 7662 5742
  • Do meu e-mail: pauloroberto.21s@gmail.com